É com imensa alegria e entusiasmo que apresentamos a vocês a segunda edição deste grande festival de artes; e “grande” aqui qualifica várias coisas diferentes: a diversidade de grupos e artistas envolvidos, o extenso período de duração do evento, a divulgação gerada, o alcance do público, a inclusão e a democratização do acesso à cultura, o apreço da comunidade e, principalmente, o protagonismo e a participação ativa das crianças.
Toda a programação, desde a escolha dos espetáculos artísticos até os temas que serão discutidos nas Rodas de Conversa, passaram pelo crivo da Comissão de Crianças, formada por crianças entre 9 e 12 anos que se inscreveram previamente para criarem e planejarem o festival.
No “Festival A Gente que Fez”, a criança está no centro do processo de criação, ativa na tomada de decisões, envolvida em sua autonomia e responsabilidade. A criança deixa de ser espectadora e torna-se autora e realizadora. Opina, discute, escolhe e desfruta de um evento que ajudou a elaborar.
Isso é incrível!
É incrível para as artes, para a formação destes indivíduos e para nós, adultos, que precisamos escutar muito mais nossas crianças!
Convidamos vocês a acompanharem essa linda edição, cheia de criatividade, imaginação e surpresas deliciosas.





O mundo está cheio de pequenas alegrias e, para nós, a arte é uma delas.
A arte amplia, complementa, comove, subverte.
Dialoga com a cultura, com a sociedade, com o humano. Desenvolve a comunicação, coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual.
A arte une. Reúne.
O mundo está cheio de pequenas alegrias e, para nós, a criança é uma delas.
A criança amplia, complementa, comove, subverte.
Dialoga com a cultura, com a sociedade, com o humano. Desenvolve a comunicação, coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual.
A criança une. Reúne.
Na 3ª edição do “A Gente que Fez!” mergulharemos na arte em bando!
Um bando com experiências e vivências múltiplas, diferentes faixas etárias, aspirações e interesses, como são a maior parte dos bandos! No entanto, ouviremos atentos uns aos outros, exercitaremos a paciência e a escuta, opinaremos com veemência em defesa dos nossos propósitos e nos disponibilizaremos a refletir e até mudar de opinião quando os argumentos nos parecerem razoáveis.
Realizaremos um evento enorme, lindo, cheio de talento e emoção!
Um festival com crianças dando ideias, com crianças à frente das decisões, crianças nas plateias, crianças debatendo, crianças, crianças, e mais crianças.
Vem fazer parte deste bando?!

fotos da edição anterior
